Fungadelas, pingadelas e cof cofs...
Outubro 13, 2013
Nessie
Pois é meus amigos, a acompanhar esta estação do ano que eu tanto gosto chegam estas coisas maravilhosas apelidadas de gripes e constipações.
Acordei para mais um glorioso dia de Outono quando o meu nariz, que não é grande nem pequenino (é ajeitadinho), dá sinais de estar entupido e a precisar de uma fungadela e pensei cá com os meus botões… “já foste”.
Estamos naquela altura do ano a que as pessoas se referem como a “queda da folha” e em que vamos assistir a um desfilar de pessoas de narizes vermelhos, olhos lacrimejantes e lenços na mão para as fungadelas e pingos… para as pingadelas portanto.
Ora, a meu ver, tudo isto não seria tão problemático se as pessoas seguissem algumas regras básicas de boa educação e bom senso. O problema é que a boa educação e o bom senso nem sempre são características que abundam nas ruas do nosso país.
Meus amigos, é urgente pôr a mãozinha à frente do nariz e da boca e desviar a cara quando cof cof e atchim. É urgente limpar o nariz em vez de andar sempre a fungar, podem facilitar um bocado em casa, mas na rua e em público fica mal. É urgente manter uma certa distância de segurança quando estamos constipados e lavar as mãozitas antes de dar um passa-bem ao colega depois de cof cof e atchim para cima delas.
Meus caros, aqui vai mais um conselho de uma tola… sigam estas regras básicas e vão ver que há menos fungadelas, pingadelas e cof cofs para toda gente e podem aproveitar melhor o maravilhoso Outono.
P.S.- As castanhas estão quase a chegar yupiiii :)